Notícias

Ministro da Justiça e Ministério Público debatem abuso de autoridade

06/12/2016

O secretário-geral da CONAMP, Elísio Teixeira, participou nesta segunda-feira (05) de reunião com o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, para discutir a alteração da lei que define os crimes de abuso de autoridade (PLS 280/16). Procuradores-gerais de Justiça e dirigentes de associações nacionais do MP também estiveram presentes.  Na oportunidade, Elísio entregou ao ministro a análise técnica feita pela CONAMP sobre o projeto.

No texto, a entidade defende que o texto inicial do PLS 280/16 é subjetivo, impreciso e vago ao definir quais os crimes que são considerados abuso de autoridade. E por isso criminaliza a independência e autonomia do MP – prerrogativas que possibilitam a atuação imparcial e produtiva de promotores e procuradores de Justiça.

A CONAMP pede, portanto, a rejeição do texto inicial do PLS 280/2016. O posicionamento institucional é pelo aprofundamento e democratização do debate em torno da modificação legislativa a fim de que a revisão dos crimes de abuso de autoridade não signifique retaliação às ações de combate à corrupção. Ao contrário, interessa iniciativas relevantes de fortalecimento das instituições e dos valores republicanos.

+ Clique aqui e confira a íntegra do estudo técnico da CONAMP sobre o PLS 280/16, que altera a lei dos crimes de abuso de autoridade

Compartilhe

CONAMP

Associação Nacional dos Membros do Ministério Público

Veja mais artigos deste autor ver todos

Deixe seu comentário


Buscar

Categorias

Blog dos associados



Curta-nos





NacionalVOX - Agência Digital