- (48) 3224-4600
- acmp@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
Associado José Daura completa 100 anos

O associado José Daura chegou, nessa quarta-feira (17/3), ao patamar de centenário. Para comemorar essa data histórica e prestar uma homenagem ao aniversariante, a ACMP manifestou publicamente seu agradecimento ao doutor José Daura por toda a contribuição dada ao Ministério Público de Santa Catarina e à sua entidade representativa de classe.
Nascido e criado em Florianópolis, o Procurador de Justiça aposentado vem de uma tradicional família de comerciantes libaneses. Em entrevista concedida ao MPSC, em 2010, para o livro Histórias de Vida - Volume I, Daura lembra da aptidão para o mundo jurídico desde a época de comerciante. “Muito embora tenha me criado atrás de um balcão, sempre tive inclinação pelo Direito e mais ainda pelo Ministério Público. A atuação dos Promotores sempre me cativou muito. Depois de formado, trabalhei uns tempos na Secretaria da Fazenda, como Oficial de Gabinete e então me habilitei para a Promotoria”, conta o associado.
José Daura é o ex-Procurador-Geral de Justiça vivo mais antigo do país. Natural de Florianópolis, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Catarina. Em 1947, ingressou em caráter interino no MPSC, sendo efetivado em 1952, junto à Comarca de Chapecó. Em 1961, assumiu a Promotoria Criminal da Comarca de Lages e no ano seguinte foi convocado para exercer função na Procuradoria-Geral do Estado. No ano de 1971, foi nomeado Procurador-Geral do Estado, permanecendo até 1975.
Em 100 anos de vida, dos quais 28 foram dedicados à carreira profissional, José Daura certamente marcou a história do Ministério Público catarinense e de sua Associação.
Compartilhe

Assessoria de Imprensa ACMP
imprensa@acmp.org.br
Veja mais artigos deste autor ver todos
-
2º edição do Prêmio ACMP de Jornalismo tem prazo prorrogado
-
ACMP lança segunda edição do Prêmio ACMP de Jornalismo
-
Associação Catarinense do Ministério Público reelege diretoria para novo mandato