- (48) 3224-4600
- acmp@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
Diretor da Escola do MPSC participa de debate sobre cobertura jornalística em casos de violência escolar
O diretor da Escola do MPSC, Promotor de Justiça Diego Barbiero, participou de um painel na Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) sobre os limites e responsabilidades da imprensa na cobertura de atos de violência em ambientes escolares. O debate integrou o seminário promovido pelo Comitê Integrado para Cidadania e Paz nas Escolas (Integra).
O encontro reuniu profissionais da comunicação, estudantes e gestores públicos para discutir os impactos da divulgação de atos violentos e as formas de prevenir novos episódios, como os ocorridos em Saudades (2021) e Blumenau (2023).
Mediado pelo deputado Mário Motta (PSD), o evento contou também com a participação dos jornalistas Fernanda Moro e Felipe Sales Cruz, da médica pediatra e psicóloga Catarina Costa Marques, e do jornalista Caco Barcellos, convidado especial do evento.
Barbiero explicou que a forma como casos de violência são noticiados pode influenciar o comportamento de outras pessoas. Quando a cobertura enfatiza o autor do crime ou repete imagens e detalhes do ataque, existe o risco de provocar o chamado “efeito de contágio” conhecido também como copycat. Esse fenômeno ocorre quando indivíduos passam a imitar atos violentos em busca da mesma atenção ou notoriedade recebida pelos autores anteriores.
Ele reforçou a necessidade de um tratamento responsável da informação, que priorize a prevenção e o apoio às vítimas, evitando a propagação do medo e da insegurança na sociedade. O trabalho preventivo realizado pelo Cyber Gaeco em conjunto com todos os órgãos de segurança pública do Estado também foi destacado.
“Muitas intenções foram demovidas graças à atuação rápida e integrada. A maioria desses casos não foi divulgada, porque o objetivo não é a exposição pública, mas sim a prevenção e a dissuasão”, afirmou o promotor.
Compartilhe
Assessoria de Imprensa ACMP
imprensa@acmp.org.br
Veja mais artigos deste autor ver todos
-
Correição da Corregedoria Nacional no MPSC teve foco na promoção de direitos fundamentais
-
Escola do MPSC inicia nova edição do Curso Livre de Preparação ao Concurso de Ingresso à carreira e da Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal
-
Camarote ACMP na Oktoberfest 2025





