- (48) 3224-4600
- acmp@acmp.org.br
- Av. Othon Gama D'Eça, 900, Centro - Florianópolis/SC. CEP: 88015-240
Proposta sobre residência de membros é apresentada em sessão do CNMP
ACMP acompanhou 14ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional, em Brasília, em que foi apresentada pelo Procurador-Geral da República a minuta da proposição
Na 14ª Sessão Ordinária do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), realizada em 23 de setembro, o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, apresentou proposta de resolução que trata da obrigatoriedade de residência dos membros do Ministério Público na comarca ou localidade onde exercem o cargo. O texto também regulamenta o exercício presencial das funções ministeriais e administrativas e define critérios excepcionais para autorizações em sentido diverso.
A proposição, registrada sob o nº 1.01113/2025-33, foi distribuída ao Conselheiro Nacional Jaime de Cassio Miranda e guarda relação com proposta semelhante em análise no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Conforme o trâmite regimental, o CNMP deve ouvir entidades de classe, ramos do MP e demais interessados antes da deliberação final.
A CONAMP, assim como todas as associações afiliadas acompanham o tema e reforçam a a importância de compatibilizar os direitos e prerrogativas dos membros da instituição com os avanços tecnológicos, sem perder de vista a necessária proximidade entre o MP e a comunidade, sem excessos que vulnerem a condição de agentes políticos dos Membros.
Durante a XV Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da CONAMP, realizada nesta terça-feira (24), foi criado um Grupo de Trabalho específico para analisar a proposta. As associações locais estão recebendo sugestões de seus associados, que serão encaminhadas ao colegiado nacional para subsidiar as discussões. Confira a proposta no site do CNMP.
Compartilhe
Assessoria de Imprensa ACMP
imprensa@acmp.org.br
Veja mais artigos deste autor ver todos
-
Diretor da Escola do MPSC participa de debate sobre cobertura jornalística em casos de violência escolar
-
Correição da Corregedoria Nacional no MPSC teve foco na promoção de direitos fundamentais
-
Escola do MPSC inicia nova edição do Curso Livre de Preparação ao Concurso de Ingresso à carreira e da Pós-Graduação em Direito Penal e Processual Penal





